O Nordeste de Anna Mariani

No catálogo de Artes Visuais da Philos apresentamos a exposição Pinturas e platibandas, da carioca Anna Mariani. As imagens que compõem esta mostra constituem uma pequena parte do acervo de milhares de fotografias de fachadas de casas que Anna realizou ao longo de uma década, percorrendo a região Nordeste do Brasil e fazem parte do livro homônimo (Pinturas e platibandas) reeditado pelo Instituto Moreira Salles em 2010.

Publicado originalmente em 1987, Pinturas e platibandas, traz em suas imagens as cores e a arquitetura de fachadas de casas feitas pela fotógrafa nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Sergipe; entre os anos de 1976 e 1995. O livro, publicado originalmente em 1987, apresenta também textos do escritor Ariano Suassuna, de Caetano Veloso e Jean Baudrillard.

Sempre capturadas em ângulo frontal, as fachadas solitárias e multicoloridas de Anna Mariani apresentam-se sem a interferência de pessoas e paisagens. As casas de arquitetura simples e adornos bem trabalhados falam muito sobre o modo de viver das pessoas que ali habitam e assumem o papel de recorte social de seu tempo. As cores vivas são devido à pintura com base no processo de caiação (com base de cal e tinturas), muito econômica e comum no cenário nordestino, que preenchem de vida as fachadas e platibandas.

anna-1
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Brasil, 1987).
anna-2
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Brasil, 1987).
anna-3
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Brasil, 1987).
anna-4
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Brasil, 1987).
anna1
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Serrinha, Bahia,1983)
anna4
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Pindoba, Bahia, 1983).
anna5
Anna Mariani – Pinturas e Platibandas (Fazenda Nova, Pernambuco, 1985).


Anna Mariani (Rio de Janeiro, Brasil, 1935). Estudou fotografia com Claude Kubrusly, Cristiano Mascaro e Maureen Bisilliat. A partir da década de 1970, viajou ao Recôncavo Baiano para documentar a paisagem, as manifestações culturais e o trabalho feminino em atividades tradicionais. Em 1987, publicou a primeira edição do livro Pinturas e platibandas. Em 1992, publicou Paisagens, impressões – O semiárido brasileiro, no qual reúne fotografias de paisagens nordestinas realizadas ao longo de três décadas, que registram a escassez de recursos e também a diversidade de formas da vegetação e das paisagens desses lugares.

Posted by:Jorge Pereira

Produtor cultural e agente literário pernambucano baseado no Rio de Janeiro e São Paulo. Fundador da Casa Philos e editor-chefe da Revista Philos. Curador de festivais literários e de arte contemporânea.

Uma resposta para “Pinturas e Platibandas, por Anna Mariani

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s