A inclusão das perspectivas de “fora do quadro” permeia esta nova edição da Revista Philos, aliás, esta tem se tornado uma estratégia recorrente em nossas publicações. Talvez por nossa trajetória de promoção de experiências com as várias expressões artísticas, principalmente com a criação de hibridismos entre a literatura e as artes visuais contemporâneas, que viabilizam nossa maneira única de comunicar através das artes.

Nossos artistas vêm construindo uma obra coletiva em diferentes suportes e mídias. Nossa produção inicial, antes restrita aos moldes clássicos de publicar literatura na era digital, compõem-se hoje de grandes quadros e dimensões de bytes inimagináveis, onde os trabalhos textuais misturam-se com imagens, pinturas, mostras de vídeos, fotografias, sons e elementos que parecem surgir de dentro de um plano único e diverso de nossa latinidade.
A Philos, seja pelo ativismo ou pela metáfora, provoca nesta terceira edição do ano três, reflexões sobre como estruturamos as bases sólidas de nossa arte e literatura pautadas nas questões subjetivas do criar.

Essa constante e crescente diversidade artística da Philos foi pauta de uma das edições deste mês do programa Metrópolis Pernambuco, da Tv Cultura. Conversamos com a apresentadora Waleska Andrade sobre o nosso projeto e como estabelecemos novas maneiras de se relacionar com a arte e com a sociedade do conhecimento dentro de um espaço digital, plurilíngue e latino. É na presença do outro que a Philos se completa.

Para esta edição, contemplamos a obra de Henrique Rocha, artista multimídia, com obras em colagens, vídeo, som e fotografia. Nas páginas do nosso Dossiê de Literatura Neolatina, Henrique passa suas impressões acerca dos textos para o campo sensorial e, consequentemente, ao espaço social. É nas relações entre textos e figuras que se concentra a produção do artista. Além dele, para o caderno de contos e colunas, o jovem artista visual recifense, Willames Amaral, desenvolve seus trabalhos de traços simples e gestos marcantes. As ilustrações, desenvolvidas a partir do seu aparelho celular, tomam as páginas da Philos e ultrapassam os nossos limites imaginativos.

Para representar o contextos culturais de nossa cidade sede – Recife -; apresentamos em nosso Dossiê de Literatura Neolatina um dos artistas pernambucanos que mais tem se destacado com arte e performance transformadoras: Romero Ferro. Nas páginas do Dossiê, contemplamos também as nossas Mostras de poesia latina, com colaborações inéditas de novos artistas da Iberoamérica.

A nossa parceria com a RTV Caatinga da Universidade Federal do Vale do São Francisco permite-nos apresentar pela primeira vez nos moldes de nossa revista literária, o projeto “Entre um Café, uma Prosa”, um programa de entrevistas com personalidades que representam a nossa cultura e que será veiculado também em nosso site oficial e plataformas digitais. Nesta edição do Entre um café, uma prosa, a jornalista Juliana Magalhães conversa com Clarissa Freire, escritora recifense que fala sobre seu processo de criação de “poesias desenhadas para diminuir a gravidade das coisas”. O material foi gentilmente cedido por Fabíola Moura, Coordenadora de Programação e Jornalismo da RTV Caatinga (Univasf).

Defendendo a ideia de que o homem se confunde com a arte, a Philos #3 inaugura mais uma de suas múltiplas formas de representar o mundo a partir dos olhares minuciosos de nossos artistas. Uma outra edição começa inaugurando outro tempo.

Philos

As agonias da Primavera, por Helena Barbagelata
Dal salice all’infinito, por Daniela Balestrero
Uma certa obsessão pelo azul, por Imagerie
Como de costume, por Márcia Dallari
Ninguém conhece o Brasil sem antes ir a Portugal, por Hélder Paraná do Coutto
A história de Alfredo K. ou um sonho para Vinícius de Moraes e Kafka, por Márcio Antônio Cruzeiro
Rapsódia matinal, por Ilda Pinto de Almeida
Tu, che ristabilisci, por Pietro Pancamo
La hora del asombro, por Cristina Gálvez Martos
Utopía escandinava, por David Ortega
Gafanhoto, por Caio Lobo
A escola do livro, por Leandro Jardim
En el centro de la espera: El dolor de Marguerite Duras, por Diana Moncada
K-4, O quadrado, por Kátia Gerlach
Al rescate de las infancias rotas, por Oriette D’Angelo

Dossiê de Literatura Neolatina

Cuaderno especial: Muestra de poesía neolatina, por Romero Ferro
Mostra de poesia lusófona, por Ricardo Lacava
Mostra de poesia lusófona, por José Carlos de Arruda
Mostra de poesia lusófona, por Chievato Lerini
Mostra de poesia lusófona, por Jessyca Santiago
Mostra de poesia lusófona, por José Henrique Zamai
Mostra de poesia lusófona, por Aurilene Sampaio
Mostra de poesia lusófona, por Lucrecia Welter

Artes visuais

¿Por qué dejamos de construir castillos?, por José Chirino y Alexandra Urbina

Entre um café, uma prosa

Clarisse Freire para o programa Entre um café, uma prosa, da TV Caatinga

Issuu

Acesse a nossa publicação na plataforma do Issuu.

Download/Descarga

Apresentamos os dois cadernos da terceira edição da Revista Philos. No primeiro deles, com direção de arte de nosso curador e colunista, Henrique Rocha, você confere os textos de nosso Dossiê de Literatura Neolatina. O segundo caderno, como parte dos textos dos nossos colunistas e colaboradores, apresenta os trabalhos em ilustrações do artista recifense, Willames Amaral. Para realizar o download/descarga dos cadernos, basta clicar sobre as imagens das capas ao lado.

Philos, toda matéria vira arte.

Posted by:Souza Pereira

Souza Pereira (Recife, 1994). Escritor e Editor chefe da Revista Philos. Biomédico e Mestre em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco. Cursou História crítica e social do pensamento, da literatura e das Artes (Portugal). É co-fundador da casa editorial Camará Cartonera e do Espaço Cultural Maus Hábitos (Brasil). Autor dos livros A tarde dos elefantes e outros contos (2014), Polissemia (2015) e Olhos de Onda (2016). Artista visual e colaborador do Espacio Cultural Violeta (Chile) e do Colóquio Escrever nas Margens (Portugal). Colabora com diversas revistas de literatura latina na Europa e América Latina.

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s