Sense é um ensaio visual que nasce do convite da fotógrafa e editora independente Susana Paiva (Huggly Books) para a criação de uma série de fotolivros com base na música “The Touch of Your Lips”, de Chet Baker.
Ligados como estamos à materialidade e à tangibilidade na construção da fotografia, não pudemos deixar de parte a pista dada pelo título, especificamente a palavra “touch”. E a partir daí construímos um jogo de palavras e seus significados, saltando do inglês ao português e vice-versa, soltando o verbo touch/tocar do tato e colando-o no ouvido, ao transformá-lo em tocar/play de um instrumento e partir novamente do tocar/play música para o jogar/play um jogo, voltando dessa forma ao início, como numa pauta – da capo.
Deixámo-nos então levar pela música, pela voz doce e frágil, invocando corpos cujos fragmentos se revelam ou se ocultam com o nosso toque, ao esfregarmos, ou rasparmos levemente o papel onde aparecem.
Quisemos criar uma espécie de “touchgraphy” – uma fotografia que não se cria com o olhar, mas com os dedos.
“Sense” é o sexto e último ensaio visual da coleção “The Touch of Your Lips”, cujos números anteriores são: “Na tua ausência [pintei a paisagem de negro]” de Susana Paiva, “LUX” de Francisco Varela, “Hope” de Arlindo Pinto, “Murmúrio” de Paula Arinto e “Nas sombras de EVA” de Elisabeth Vieira Alvarez.

Para mais informações sobre o projeto Sense, compra do livro e outros projetos da Imagerie – Casa de Imagens, acesse o portfólio dos artistas.

Comentários

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s