Ao estabelecer uma conjugação entre a prática imagética dos orientais e a dos ocidentais em relação ao haicai, percebe-se haver muito ainda a aprender sobre esse poema, que tem, como seu maior difusor, o poeta Matsuo Bashô, o samurai do século XVII que definiu um novo caminho de poesia.

Seguindo os ensinamentos dos seus mestres precursores: Bashô, Sato, Goga e Teruko Oda, a Academia de Letras de Toledo vem divulgando o haicai nas escolas do município de Toledo – PR e região, desde o ano de 2014, através de oficinas literárias dentro do projeto “A Academia vai à Escola”.

O gosto pelo terceto de origem japonesa e o sucesso do Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori incitaram a presidente da Academia de Letras a fundar em Toledo, no dia 19 de julho passado, o Grêmio Haicai Sakura, do qual é coordenadora, acreditando que a nova vertente cultural atrairá admiradores dessa modalidade poética.

Satisfeita com o resultado das duas edições do Concurso literário, em que se inscreveram doze países (Brasil, Itália, Portugal, Romênia, Japão, França, Polônia, Áustria, Canadá, Estados Unidos, Moçambique e Croácia), a pre-sidente da ALT agradece o apoio recebido da Prefeitura Municipal de Toledo – PR, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, do Clube da Poesia de Toledo, e da incubadora de intervenção subversiva da Philos, a Casa Philos.

Agradecimentos especiais para a comissão avaliadora do concurso: Sérgio Francisco Pichorim, Antonio Donizeti da Cruz, Valdinei José Arboleya e Vanderlei Kroin.

E hoje, a Academia de Letras de Toledo – ALT e a Philos – Revista de Literatura da União Latina, ISSN 2527-113X, têm a grata satisfação de publicar os poemas selecionados no 2º Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, ao tempo que demonstram gratidão aos colaboradores que a elas confiaram sua produção nas duas edições havidas, e os aguardam na edição de 2019.

Parabéns aos participantes, em especial aos classificados!

Lucrecia Welter Ribeiro
Presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT
Souza Pereira
Editor-Chefe da Revista Philos


Philos Kenzo Takemori #2

Para realizar o download do caderno da Philos Kenzo Takemori #2, clicar sobre as imagens das capas ao lado. Para realizar la descarga de lo cuaderno de la Philos Kenzo Takemori #2, haz click sobre las imágenes de portadas al lado. Per scaricare lo quaderno della Philos Kenzo Takemori #2, clicca sulle immagini delle copertine della porta accanto.

Posted by:Jorge Pereira

Produtor cultural e agente literário pernambucano baseado no Rio de Janeiro e São Paulo. Fundador da Casa Philos e editor-chefe da Revista Philos. Curador de festivais literários e de arte contemporânea.