Começa amanhã a terceira edição do Festival Internacional de Artes Gráficas de São Paulo – o Finart 2019. E as artistas do coletivo chileno, ARSFACTUS, lançam ao mar seus diários de bordo e aportam no Brasil com uma exposição ligada à residência feita em Los Vilos, no Chile, em maio deste ano.

“Os diários de bordo eram usados anteriormente em viagens de exploração para registrar todos os eventos que ocorreram durante essas viagens: mudanças de temperatura, ventos, decisões sobre rotas, eventos inesperados e reflexões. Como um todo, essas notas formam uma história que ajuda a conhecer as experiências daqueles que se aventuraram por lugares onde nem todos chegam”.

A partir desse contexto, foi feito o convite para que cada artista apresentasse o seu diário pessoal de criação das obras feitas na residência em uma mostra que será exposta na abertura do Finart 2019, nesta sexta-feira, 4 de outubro, em São Paulo.

A exposição “Diario de un viaje” apresenta obras das artistas Denise Blanchard, Amelia Errázuriz, Sol Germain, María Hurtado, Maite Izquierdo, María José Mir, Carolina Oltra, Cileni Pasten, Eliana Simonetti, Carola Trimano, Guadalupe Valdés e Ángela Wilson.


Diário de uma viagem
exposição do Coletivo ARSFACTUS
4 de outubro – 5 novembro
Finart 2019 – espaço expositivo FASM na Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes, São Paulo.

Posted by:Jorge Pereira

Recifense, produtor cultural, editor-chefe da Revista Philos e criador da Casa Philos.