Sem ao menos imaginarmos um ano atípico um dia, fomos surpreendidos pela realidade estarrecedora que afetou o mundo, e exigiu de nós respostas imediatas à pandemia SARS-CoV-2. A ela, pode-se atribuir o sobrenome “Solidão” por provocar tamanho isolamento social.

Por conta dos acontecimentos, que falam por si, a Academia de Letras de Toledo e o Grêmio Haicai Sakura não puderam promover neste ano oficinas de “Introdução ao Haicai” nas escolas. Em consequência, não tivemos inscrições nas categorias Infantil e Juvenil.

Ainda assim, a ALT se dá por satisfeita pelo número de concorrentes na categoria Adulto, âmbitos: Internacional, Nacional e Melhor Haicai de Toledo.

Não haverá solenidade de premiação do 4º Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, edição 2020; entretanto, os certificados e medalha de premiação serão enviados via correio e/ou e-mail.

A Academia de Letras de Toledo – ALT, através de sua presidente, externa gratidão à Revista Philos que angariou 225 inscrições através de seu site; à prefeitura municipal de Toledo, à Unioeste, ao Clube da Poesia de Toledo e ao Grêmio Haicai Sakura, pelo apoio recebido.

À comissão avaliadora: Teruko Oda (Grêmio Haicai Ipê – São Paulo), Sérgio Francisco Pichorim (Curitiba), Valdinei José Arboleya (Toledo), Ana Welter (Grêmio Haicai Sakura – Toledo) e Vanderlei Kroin (Mallet), a ALT agradece pelo compromisso voluntário exercido em prol da cultura e do crescimento da poesia.

Gratidão igualmente aos criadores da arte do material de divulgação e premiação, Andréa Beatriz Welter Ribeiro (Curitiba), Arthur Brandt Félix da Silva (Curitiba) e João Defante (Toledo).

Com grande respeito e reconhecimento, a ALT agradece aos colaboradores que confiaram sua produção ao Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, na certeza de aguardá-los em 2021, na 5ª edição do certame.

Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos classificados!

Lucrecia Welter Ribeiro
Presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT
Coordenadora do Grêmio Haicai Sakura

Jorge Pereira
Editor-Chefe da Revista Philos


Categoria Adulto – Melhor Haicai de Toledo

1° lugar – Marli Bombardelli
2° lugar – Celso Hissao Thotusi
3° lugar – Maria Eunice Silva de Lacerda

Categoria Adulto – Âmbito Nacional

1° lugar – Norma Shirakura (Curitiba – PR)
2° lugar – Célia Terezinha Neves Vieira (Irati – PR)
3º lugar – Antonio Seixas (Magé – RJ)

Menções Honrosas

Carlos Alberto Bittar Filho (São Paulo -SP)
Francisco Carlos Rocha Fernandes (São José dos Campos – SP)
Eliana Ruiz Jimenez (Balneário Camboriú – SC)

Categoria Adulto – Âmbito Internacional

1° lugar – Luís Palma Gomes (Amadora – Portugal)
2° lugar – George Goldberg (Londres – Inglaterra)
3° lugar – Carlos Jorge Gomes Azevedo (Santa Marinha do Zêzere-Baião- Portugal)

Publicado por:Jorge Pereira

Recifense, produtor cultural, editor-chefe da Revista Philos e criador da Casa Philos.