A game arte volta a invadir as paredes de São Paulo – de 10 a 18 de setembro – com a nova ação da Mostra PLAY!. “Se Joga!” é o nome desta edição cápsula, que chega em momento oportuno para levar diversão – ao ar livre – ao cidadão que caminha pela cidade. O mote é evidenciar o jogo como interface social em tempos de pandemia: seja proporcionando interação online através dos games entre pessoas isoladas geograficamente, seja impulsionando a prática de jogos tradicionais (tabuleiro, cartas) entre pessoas do mesmo núcleo de convivência.

Quem se lembra da Mostra PLAY! transformando o edifício da FIESP, na Avenida Paulista, num videogame gigante? Agora, ela ilumina seis diferentes pontos da capital paulista, com três obras projetadas e encomendadas para os artistas digitais Lígia Alonso, Homem Gaiola e Vini Fabretti. A vinheta desta mini edição também é uma obra de arte, assinada pela VJ Letícia Pantoja. A curadoria é de Marília Pasculli e a produção é da Cult.Bit e o patrocínio é da Copag, que celebra o dia do baralho em 13 de setembro.

Estes artistas enxergam e projetam os jogos como arte e constroem não apenas peças de entretenimento, mas narrativas que permitem momentos de engajamento público, diversão e fruição social num cenário de restrições impostas pela pandemia”, afirma Marília Pasculli.

As obras abordam a influência dos jogos e videogames na cultura contemporânea, revolucionando padrões de comportamento, criatividade e design. São elas:

Megamix – Vini Fabretti
O projeto ‘Super Jogos Clássicos Megamix’ tem a proposta de captar a atenção do público ao observar uma suposta partida de videogame acontecendo nas empenas. A obra homenageia jogos de tabuleiro e eletrônicos como Space Invaders, Tetris e o famoso jogo da cobra, presentes no imaginário coletivo. A estética retrô se relaciona com os videogames 16-bit como o Super Nintendo e o Mega Drive.

Game Over – Homem Gaiola
Um convite a navegar por uma cidade onírica virtual. O jogo-cenário é formado por estruturas urbanas que se tornam cartas de baralho e reforça que enquanto as ruas estão vazias, o jogo ganha vida “em casa”. Como é de praxe no trabalho do artista, há muitas cenas de cartas de baralho, que se misturam com o cenário da cidade virtual.

Game Night  – Lígia Alonso
O projeto aborda como o jogo une as pessoas, fisicamente e digitalmente. A obra simula partidas em tempo real, com quatro jogadores unidos pelo universo virtual. São retratadas as mais variadas mecânicas de jogo: Labirinto, Pacman, Dominó, Street Fighter, Corrida, entre outros.

A mostra PLAY! parte da ideia de que os jogos estão se tornando uma tendência cultural e se inserindo cada vez mais na vida urbana. Enquanto os videogames são vistos como uma organização do “jogar” através de um espaço, a PLAY! explora o que a noção de “jogar” pode oferecer para os espaços públicos”, afirma a curadora Marília Pasculli, da Verve Cultural.


Mostra PLAY! – edição cápsula “Se Joga!” das 18h30h às 23h nas empenas Sumaré, Consolação e Minhocão entre os dias 16, 17 e 18 de setembro de 2021.

  • Empena Sumaré
    Rua Paris x Rua Dr. Paulo Vieira (Sumaré)
  • Empena Consolação
    Rua da Consolação x Rua Caio Prado (Centro)
  • Empena Minhocão
    Via Elevado Pres. João Goulart sobre Rua Tupi (Santa Cecília)