Apresentamos o poema Breu, do livro Viene Irene, da escritora Sabrina Nóbrega. A obra foi lançada no verão de 22 da Philos e é acompanhada de ilustrações da artista plástica Maria Flexa.

breu

que venha o poema-êxtase
o vejo mas só tenho esse vestido bege o
vento me toca com o tecido
sinto as pernas, não sinto êxtase
minhas asas estão armadas

vejo no flanco do motor o mesmo anjo encouraçado
vejo São Jerônimo vestido em túnica preta em relevo
sai do quadro abraçado a duas mulheres
quem esperava?
fundo escuro, beirada azul metálico
vermelho e branco brilho
não se pisa no chão à noite
se mistura
estão vendo a árvore ser engolida pelo tornado?
a tromba marinha, a violência da natureza
êxtase
Nada
todos ouviram o grito –ou era um gemido?

o vazio se desloca; ausência de luz torna-se hiato de som
cena muda


Sabrina Nóbrega é brasileira, latino americana. Nasceu em 82 no Rio de Janeiro, mas passou grande parte da infância entre Rondônia, Brasília e Paraguai. É psicóloga clínica, dedica seu tempo a ouvir histórias diversas em seu consultório. Observa o ser humano a se construir na tecitura de palavras amarradas e desamarradas: escutar é seu encanto. “Penetra surdamente no reino da palavra”. Penetra, eis o convite feito por Drummond em seu poema “Procura pela poesia” e que a autora segue à risca tanto em seu consultório como em seus projetos literários. Escritora de blogs e caderninhos, estreia seu primeiro livro em meio ao caos mundial pandêmico de 2021. Escrever é sobre viver.

Maria Flexa é uma artista visual, nascida no Rio de Janeiro em 1996. Formada em Design pela Puc-Rio e em arte educação pelo curso Arte Ação de Helio Rodrigues. Foi artista residente da Casa Voa por quatro anos, e explora em suas pesquisas técnicas diversas, entre as quais pintura a óleo, desenho, aquarela e bordado. Participa desde 2018 de exposições em espaços independentes e em 2021 participou da feira ArtRio representada pela galeria Martha Pagy Escritório de Arte. Viene Irene é seu segundo livro como ilustradora publicado pela editora Casa Philos.