foco e escopo

A Revista Philos publica estudos literários em línguas neolatinas e inglês. A revista combina edições especiais e regulares dedicadas à literatura Neolatina com contribuições sobre assuntos relacionados em português, espanhol, italiano, catalão, francês, romeno e outras literaturas latinas.

Desde 2015, a Revista Philos consagra-se à promoção da diversidade cultural e linguística do mundo latino, a partir da publicação de obras artísticas e literárias que contribuam para a expansão das línguas e espaços linguísticos. Conferimos grande importância a todas as ações que contribuam para a difusão do patrimônio linguístico-cultural, material e imaterial, que constitui a riqueza e a identidade latina. Uma latinidade ativa encoraja o intercâmbio entre pessoas e favorece o diálogo sobre as nossas origens comuns, permitindo o reconhecimento de nossas perspectivas culturais.

A Philos publica apenas manuscritos originais e inéditos (textos não inéditos podem ser solicitados pela curadoria), críticos e inovadores nas áreas de linguística, literatura, artes plásticas e visuais, cinema e teatro, cultura material, história intelectual e cultural, teoria e crítica cultural, psicanálise, estudos de gênero, ciências sociais e antropologia. Que reflexionem acerca das questões da latinidade, história e etnografia neolatina, estudos africanos e ibero-americanos, história das religiões, línguas e linguagens, ações e práticas educativas, literatura neolatina, literatura de povos originários, manifestações culturais e tradições orais comunitárias, arte poética e estudos contemporâneos.

A revista está aberta à colaboração de escritores, artistas visuais, professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Os manuscritos originais devem ser submetidos em uma das línguas neolatinas: português, italiano, espanhol, francês, catalão ou romeno, mas também são aceitos textos em galego e inglês. Os artigos publicados na revista cruzam fronteiras internacionais para estimular novas formas de pensar nossa história e práticas culturais.

A Revista Philos é registrada sob o número SNIIC AG-20883 no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais do Brasil. ISSN 2527-113X. Revista Philos © 2015-2019 Todos os direitos reservados.