Foco e Escopo

Fundada em 2015, a Philos – Revista de Literatura da União Latina ISSN 2527-113X consagra-se à promoção da diversidade cultural e linguística do mundo latino, a partir da publicação de obras artísticas e literárias que contribuam para a expansão das línguas e espaços linguísticos. Conferimos grande importância a todas as ações que contribuam para a difusão do patrimônio linguístico-cultural, material e imaterial, que constitui a riqueza e a identidade latina. Uma latinidade ativa encoraja o intercâmbio entre pessoas e favorece o diálogo sobre as nossas origens comuns, permitindo o reconhecimento de nossas perspectivas culturais.

A Philos publica apenas manuscritos originais e inéditos, críticos e inovadores nas áreas de linguística, literatura, artes plásticas e visuais, cinema e teatro, cultura material, história intelectual e cultural, teoria e crítica cultural, psicanálise, estudos de gênero, ciências sociais e antropologia. Que reflexionem acerca das questões da latinidade, história e etnografia neolatina, estudos africanos e ibero-americanos, história das religiões, línguas e linguagens, ações e práticas educativas, literatura neolatina, literatura de povos originários, manifestações culturais e tradições orais comunitárias, arte poética e estudos contemporâneos.

A revista está aberta à colaboração de escritores, artistas visuais, professores e pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior. Os manuscritos originais devem ser submetidos em uma das línguas neolatinas: português, italiano, espanhol, francês, catalão ou romeno, mas também são aceitos textos em galego. Os artigos publicados na revista cruzam fronteiras internacionais na União Latina para estimular novas formas de pensar nossa história e práticas culturais.

Periodicidade

As publicações da Philos – Revista de Literatura da União Latina são realizadas mensalmente sempre no último dia de cada mês.

Idiomas

As submissões dos artigos podem ser feitas em quaisquer línguas do ramo neolatino: Português, Espanhol, Italiano, Francês, Catalão e Romeno. Também aceitamos propostas de colaborações em galego. Consulte as Normas para publicação.

Contato principal

Editor-chefe
MSc. Jorge José de Souza Pereira

Scientiae Magister – Autor corporativo
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Telefone: (81) 987 921 062
E-mail: philos.revista@gmail.com ou jorge.jose@ufpe.br

Editores associados

Sylvia de Montarroyos, Lucrecia Welter, Thassio Ferreira, Carlos Cardoso, Ninfa Parreiras, Hélen Queiroz, Rafael Sens, Cristina Gálvez Martos, Kátia Gerlach.

Endereço postal

Philos – Revista de Literatura da União Latina – Rua Umaitá, número 120, Alto da Boa Vista, CEP 54759-116, Camaragibe, Pernambuco (PE), Brasil

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais enviados à revista são inicialmente encaminhados ao(s) editor(s) responsável(is) pela publicação de cada volume para análise preliminar. Posteriormente, as submissão aceitas pelo(s) editor(s) são encaminhadas, incógnitas, à apreciação de dois pareceristas integrantes da Equipe Editorial ou consultores ad hoc, conforme a temática do texto. A avaliação é realizada pelo sistema duplo-cegas, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres dos membros da Equipe Editorial, que poderão aceitá-los, recusá-los ou sugerir alterações para viabilizar a publicação. Uma vez aprovadas pelos pareceristas, as submissões poderão ainda sofrer uma seleção final pelos Editores, quando o número de artigos aprovados for significativamente superior à média de originais publicados por Revista. Os editores da Philos reservam-se ao direito de editar os artigos aceitos, realizando, quando necessário, pequenas correções ou modificações que não alterem o estilo do autor. Tais procedimentos estão atrelados à política de editoração dos textos, visando a uma melhor formatação e visualização. O prazo médio entre a submissão e a publicação do texto aprovado é de um mês.

Política de Acesso Livre

A Philos oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização de acesso ao conhecimento. O acesso da revista a autores que desejam publicar seus trabalhos também é livre e gratuito. Não se cobram taxas pelo envio, processamento e/ou publicação. Free of charge.

Direitos autorais

Publicação literária mensal sob o título de Philos – Revista de literatura da União latina. Os textos desta edição são copyright © de seus respectivos autores. As opiniões expressas e o conteúdo dos textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Todos os esforços foram realizados para a obtenção das autorizações dos autores das citações ou fotografias reproduzidas nesta revista. Entretanto, não foi possível obter informações que levassem a encontrar alguns titulares, mas os direitos lhes foram reservados. A Revista Philos é registrada sob o número SNIIC AG-20883 no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais. ISSN 2527-113X. Revista Philos © 2017 Todos os direitos reservados.