Participe do Concurso CEAT 50 anos: textos e desenhos para a Revista Philos & Festa Literária de Santa Teresa – FLIST 2019!
Basta conferir o regulamento em anexo e atenção ao prazo para as inscrições: até 28 de fevereiro de 2019.
O tema é livre, inspirado na obra de Chico Buarque, e o concurso está direcionado às pessoas residentes no Brasil, a partir de 12 anos.

FLIST 2019: 27 e 28 de abril


1. O CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira promove o Concurso “CEAT 50 anos: textos e desenhos para a Revista Philos” a ser lançada na 11ª FLIST, que visa despertar talentos literários e artísticos, promover a literatura e homenagear Chico Buarque, compositor, escritor, letrista e músico brasileiro.

2. Estão habilitadas a participar do concurso pessoas residentes no Brasil, com idade acima de 12 anos. Obs.: É vedada a participação de membros das equipes FLIST e Philos.

3. Os textos deverão obrigatoriamente ser de autoria do concorrente, e rigorosamente inéditos, em língua portuguesa.

4. A temática é livre, inspirada na obra de Chico Buarque.

5. O concurso terá duas modalidades. A saber: 5.1. Modalidade Escrita: para textos inspirados na obra de Chico Buarque, em língua portuguesa. 5.2. Modalidade Desenho (em cores ou PB): para ilustrações de retrato ou caricatura de Chico Buarque.

6. Cada participante poderá inscrever-se na Modalidade Escrita, através da entrega de um texto em cada uma das categorias: conto, crônica ou poema, podendo inscrever-se em apenas uma delas ou em quantas desejar. E também se inscrever na Modalidade Desenho, ilustração de retrato e caricatura.
Obs: Se o participante tiver menos de 18 anos, sua inscrição deve vir acompanhada de autorização expressa de um responsável (Anexo 2).

7. Respeitar as inscrições de acordo com as modalidades previstas. As crônicas, os contos e os poemas deverão ter, no máximo, 1 (uma) página, digitadas em espaço 1,5, utilizando a letra Arial 12, margens superiores, inferiores, esquerda e direita mínimas de 1,5 cm, em folha A4.

8. É obrigatório o uso de pseudônimo, que deverá ser colocado no alto da primeira página de cada texto. O pseudônimo escolhido deverá ser diferente do nome verdadeiro do concorrente.

9. Junto ao pseudônimo, o texto deverá vir identificado no alto da primeira página, com a modalidade e categoria da inscrição.

10. Acompanhando os textos e/ou desenhos — que deverão ser entregues em três cópias em papel, devidamente identificados com o pseudônimo, a modalidade e categoria da inscrição — deverá constar um envelope lacrado, identificado com o pseudônimo, acompanhado da ficha de inscrição (Anexo I) e da autorização (Anexo II).

11. O material (cópias do texto, do desenho e envelope lacrado com a ficha de inscrição e autorização) deverá ser entregue dentro de um envelope grande (A4 ou Ofício).

12. O prazo para as inscrições termina, impreterivelmente, 28 de fevereiro de 2019. Os envelopes com os textos e desenhos concorrentes devem ser enviados: a) pelo Correio, para o CEAT (Rua Almirante Alexandrino, 4098, Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20241-266); ou b) por inscrição eletrônica através do e-mail concursoceat50anos@gmail.com A data de inscrição será a da postagem ou do envio do material por email.

13. Para os originais enviados através do e-mail: Todos os arquivos devem ser encaminhados em arquivo fechado no formato pdf. No campo “Assunto”, identificar com CEAT 50 anos: textos e desenhos para a Revista Philos. O e-mail deve conter, em um arquivo digital diferente, todos os requisitos do Item 10 deste edital (Anexo I e Anexo II).

14. O julgamento dos trabalhos será realizado por uma comissão indicada pelas equipes FLIST e Philos.

15. Os trabalhos selecionados em cada modalidade serão publicados na Revista Philos em parceria com o CEAT, a ser vendida a preço de custo na FLIST 2019 (sem fins lucrativos, em caráter de divulgação). A revista eletrônica será colorida. A revista impressa terá o miolo em PB.

16. O resultado do concurso será divulgado nas redes sociais utilizadas pelo CEAT e Philos.

17. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos textos e desenhos concorrentes.

18. As decisões da comissão julgadora são soberanas. Não será dado parecer aos trabalhos inscritos.

19. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela direção do CEAT, equipes FLIST e Philos.

20. Mais informações podem ser obtidas junto ao CEAT: flistceat@gmail.com

21. A participação neste Concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste Regulamento.

22. Os textos vencedores serão publicados numa edição especial da Revista Philos que será produzida para o evento, em abril.

23. Os autores premiados concordam desde já em ceder integralmente à Philos – Revista de Literatura da União Latina, de forma gratuita, os direitos autorais patrimoniais dos trabalhos correspondentes a esta exclusiva edição que homenageia a obra de Chico Buarque. Cada autor de trabalho selecionado receberá um exemplar gratuito da revista. A publicação da revista tem caráter unicamente de divulgação cultural, sem fins lucrativos.