| Sobre o artista |

Martiniano Ferraz (Garanhuns, Brasil, 1974). Vive em Recife, Brasil, desde os 6 anos de idade. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo, no ano de 1997 e exerceu a profissão por 19 anos, atuando intensamente na área de construção e paisagismo.
O interesse pela fotografia foi acontecendo de forma espontânea, ao longo dos últimos 7 anos, pois costumava fotografar durante passeios pelo Recife e em viagens de férias, pelo Brasil e exterior. Perfeccionista, por natureza e com um apurado senso de estética, empregava essas características em suas fotos, registrando cada momento e tudo que lhe parecia harmonioso e belo. Com o passar do tempo, tendo acumulado milhares de arquivos de fotos em seu computador, passou a publicar esse material em redes sociais, ainda sem fins comerciais, atraindo muitos seguidores e elogios ao seu trabalho.
No ano de 2014, enviou algumas fotos para a curadoria da galeria UrbanArts, visando comercializá-las. Aprovadas, começaram a ser vendidas com tiragem limitada. A partir daí, a parceria com a UrbanArts foi crescendo e hoje já são mais de 220 imagens de sua autoria que estão disponíveis para vendas, com exclusividade, por essa galeria, em sua rede de lojas no Brasil e na internet.
No início de 2016, em parceria com a editora alemã Calvendo, lançou o primeiro calendário com fotos de sua autoria. Atualmente possui 15 calendários lançados no mercado europeu, sendo 11 em inglês e 4 em francês, que são vendidos nas maiores livrarias online do mundo e em lojas físicas, por toda a Europa, Canadá e Estados Unidos.
Em maio de 2017, Martiniano Ferraz fez a sua primeira exposição individual durante a Mostra DeAaZ Decor, em Recife, que reúne renomados arquitetos da cidade. Em seguida, já surgiram convites através do Kuklinski Art Office para exposições em Paris, Miami e Helsinki.
Em julho de 2017 expôs um trabalho inédito durante a Fenearte, em Recife, em parceria com o artista plástico Guimarães Bezerra (Guima), que o convidou para fotografar as suas esculturas (palhaços, feitos de argila) em pontos turísticos das cidades de Recife e Olinda. Essas fotos foram impressas e vendidas como quadros, causando grande impacto ao público, que confundia as esculturas com pessoas de verdade, devido ao proposital ângulo e enquadramento usados por Martiniano no momento de fotografá-las.
Atualmente Martiniano possui uma loja virtual para comercialização de suas fotos impressas, com tiragem limitada, voltadas para a decoração de ambientes e faz publicações diárias no seu Instagram e na sua página do Facebook, para manter o público atualizado com os lançamentos.
Martiniano Ferraz tem em seu trabalho fotográfico a liberdade de explorar os mais variados estilos, sem se prender a nenhum deles. Apesar disso, percebe-se uma forte influência da sua formação de arquiteto, pela constante exploração de temas ligados a arquitetura e ao meio urbano. Por vezes, cria imagens abstratas e geométricas a partir de fotos que ele manipula digitalmente, fazendo recortes, rebatimentos e colagens. É comum também a presença da simetria, em suas fotos, sempre que o objeto a ser fotografado permita explorar essa característica. Frequentemente faz viagens pelo Brasil e exterior, com o objetivo de registrar com sua câmera, formas, cores, texturas e paisagens, capazes de encantar aos que as apreciam.

| Colaborações na Philos |

Philos Reposter #9: Martiniano Ferraz foi a responsável pela capa da nova edição da Revista Philos lançada como parte do projeto Philos Reposter.

| Galeria |
| Outros trabalhos e produções |

Facebook
Instagram
Contato: martinianoferrazfineart@gmail.com
Loja virtual “Martiniano Ferraz Fine Art”
Galeria UrbanArts
Calendários