A Philos, revista das latinidades apresenta a primeira edição de seu concurso literário voltado para a publicação de mulheres da Ibero-América

1º Concurso Literário “Philos Mulher”

O concurso literário “Philos Mulher” oportuniza em sua primeira edição a publicação de uma coletânea de mulheres ibero-americanas. E as regras são muito simples:

condições gerais do concurso

Receberemos poemas, contos, crônicas e ensaios curtos, todos inéditos. Cada inscrita pode submeter até 3 (três) textos escritos em língua portuguesa e/ou espanhola, escritos em folha do tamanho A4, com margens de 3 cm para todos os lados, em fonte Times New Roman ou Arial, em tamanho 12 e com espaçamento simples entre as linhas [para a categoria “poesia”, o espaçamento entre linhas é livre]. A extensão máxima dos textos é de 2 (duas) páginas com até 30 (trinta) linhas cada. E claro, não esqueça do título. Os arquivos devem ser submetidos em formato PDF. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em nosso site oficial www.revistaphilos.com/philosmulher por meio do formulário online disponível no final deste regulamento.

prazo de inscrição

Podem participar todas as mulheres acima de 18 anos residentes ou não no Brasil. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 8 de março e 8 de abril de 2023.

da temática

A temática é livre e você pode se sentir à vontade para escrever sobre o que quiser. Queremos ouvir as vozes e ideias de mulheres potentes da nossa Ibero-América.

da seleção dos textos

Os textos serão avaliados por uma comissão julgadora de mulheres especialmente selecionada pela Casa Philos e não caberá recurso de suas decisões. As autoras selecionadas serão notificadas por correio eletrônico do resultado e receberão uma carta de congratulações e os termos de publicação com a Philos. Os textos selecionados serão publicados em uma coletânea ilustrada produzida pelo selo editorial da Philos.

dos custos

Haverá uma cota de participação no valor de R$ 200,00 [duzentos reais] para cada selecionada, que servirá para cobrir os custos de produção dos livros. Esse valor deverá ser pago somente após o resultado da listagem de finalistas. Haverá isenção da taxa de co-participação da publicação para as três primeiras colocadas do concurso. Os textos serão ainda publicados no site oficial da Revista Philos ao longo do ano de 2023. Cada participante, entre vencedoras e finalistas, receberá 3 (três) exemplares do livro publicado. As três primeiras colocadas receberão também um troféu especial.

da publicação

A Editora Casa Philos será responsável pelo trabalho de planejamento e produção editorial do livro. Para além da revisão e preparação dos textos, projeto gráfico [criação de capa e diagramação do miolo], registros [ISBN, ficha catalográfica e depósito legal junto à Câmara Brasileira do Livro – CBL], revisão de provas, impressão e postagem aos autores. A tiragem, o formato, o número de páginas, o tipo de papel e demais especificações dos livros serão definidos pela editora, visando uma edição luxuosa e com grande qualidade gráfica, como todos os livros publicados pela Casa Philos. As autoras cederão os direitos de publicação de seus textos para essa edição especial com a Casa Philos. Os termos serão disponibilizados e assinados pelas artistas finalistas após o resultado do concurso.

cronograma

A listagem das 30 (trinta) finalistas que irão compor a coletânea Philos Mulher [nome provisório da publicação] será anunciada no mês de maio de 2023, em data ainda a ser divulgada pela comissão organizadora do concurso. A Casa Philos se reserva ao direito de estender estes prazos se o número ou a qualidade dos textos exigirem maior tempo de avaliação.

disposições gerais

As inscrições implicam em plena concordância com os termos deste regulamento. As autoras se responsabilizam integralmente pelo teor dos textos, eximindo a editora de qualquer demanda jurídica. Os casos omissos serão resolvidos pela curadoria e dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail: educativo@revistaphilos.com

as nossas juradas

O corpo de juradas do concurso Philos Mulher 2023 foi pautado na pluralidade. Diferentes de outros concursos literários a ideia é que possamos através da sensibilidade ter um grupo de juízas capaz de entender e perceber a variedade da poesia e sentimentos contidos nos textos. As convidadas pela Casa Philos para compor o júri do 1º Concurso Literário Philos Mulher apontam a diversidade da produção de literatura e de arte do Brasil e são elas: Luna Vitrolira, Ana Laura Nascimento, Pam Araújo, Lucrécia Welter Ribeiro, Nalü Romano, Marciza Brito, Galba Gogóia, Alessandra Magalhães, Ana Coutinho e Nélida Capela.