A segunda edição do suplemento cultural da Revista Philos perpassa duas estações e é construída em um importante momento de reflexões sociais. Atravessamos quatro meses para compor uma edição dedicada aos povos originários das Américas, aos feminismos plurais e principalmente em comemoração ao orgulho lgbtqi+. A Philos se orgulha de levantar e defender todas essas bandeiras de pluralidade e diversidade.
Leona Vingativa, “a mulher jamais falada, a menina jamais igualada”, estampa a capa do nosso suplemento e reflete sobre o momento atual de sua carreira, projetos e sua vanguarda na produção de conteúdo para a internet brasileira. O ensaio foi realizado em Belém do Pará, pelas lentes do fotógrafo Jonas Amador, e remonta o Renascimento de Vênus, de Botticelli, com cenário de floresta tropical, vitórias-régias, pássaros e ares místicos.
Dos Estados Unidos, Kátia Gerlach escreve a segunda parte do especial Harmonia cromática, e Yosef Rodrigues, leitor do Instituto Camões, escreve o ensaio Manual de instruções, acerca da obra da escritora Lucia Berlin, homenageada da segunda temporada do Philos talks, promovido pelo nosso educativo.
Mesmo em períodos pandêmicos “a globalização imperialista não entra em quarentena”, é o que nos diz a artista plástica Marcela Cantuária, destaque do caderno na seção de artes visuais. Marcela cede uma entrevista exclusiva para a Philos e registros fotográficos inéditos de seu painel em homenagem a Nise da Silveira. Uma entrevista densa e importante para pensar os dias atuais, utopias, incertezas, esperanças e processos de (re)democratização da nossa democracia.
De Recife, a publicitária Rick Negreiros fala sobre corpos insurgentes, gordofobia, masculinidades tóxicas, não-binariedade e a importância da maquiagem na construção de sua identidade. E das ruas do Rio de Janeiro, a voz de Gabriel Cavalleiro nos diz “Não fui eu” e nos faz pensar sobre palavras que riem, se despem da culpa, mas não do rigor e da ironia, e nos apresentam diversas realidades daqueles que habitam as ruas das metrópoles brasileiras.

Para adquirir a sua Philos #5, acesse a nossa loja online com Philos entrega para todo o Brasil. Basta clicar em uma das capas abaixo.  A revista Philos #5 e o suplemento cultural Philos 20/20 de outono não podem ser vendidos separadamente. Os mimos são exclusivos dos assinantes. Para assinar, acesse a nossa área do assinante.

Revista Philos #5, outono de 2020. Clique e compre a sua agora mesmo!

Revista Philos #5
ISSN 2527-113X
108 páginas
Autores: Daniel Munduruku, Christian Braga, Marina Silva, Eduardo Viveiros de Castro, Sophia Pinheiro, Esteban Cadena, Cristina Judar, Maiara Líbano, Maria Bitarello, Priscila Urpia, Esther Pineda G, Nathália Sonatti, Bianca Dias, Rafael Muniz Sens, Irineu Franco Perpétuo, André Nigri, Itamar Vieira Junior, Luz Bárbara, Pedro Belo Clara, Susana Fuentes, Paz Salazar, Martín Tonalmeyotl, Nadia López Garcia, Huberto Matiúwàa, Irma Pineda, Humberto Ak’Abal, Viviana Pichilo, Felicia Ferreira, Glaucea Helena e Ingrid Barros.

Leona Vingativa para o suplemento cultural da Philos de outono.

 

Suplemento Philos 20/20
ISSN 2527-113X
56 páginas
Autores: Leona Vingativa, Marcela Cantuária, Beatriz Azevedo, Zé Celso, Jorge Pereira, Gabriel Cavallero, Rick Negreiros, Kátia Gerlach e Yosef Rodrigues.
O suplemento Philos 20/20 de outono é parte da revista Philos #5 e não pode ser vendido separadamente.