A literatura como forma de crítica e resistência é uma marca das publicações da Philos. Não por mérito plenamente editorial, mas principalmente pelas perspectivas e anseios dos nossos autores e colaboradores que repensam o cotidiano, as lutas de classes, a desigualdade, a luta feminista e tantas outras bandeiras que implicam a necessidade de reflexão através das artes, do reconhecimento e da memória.
É a primeira vez que a Philos lança mão de um caderno suplementar para o seu conteúdo. A Philos 20/20 se coloca como um canal de diálogo, uma plataforma de suporte, um veículo de expansão e democratização do conhecimento. Apenas a partir da partilha é que alcançaremos a tão sonhada democratização da democracia.
Na estreia do nosso suplemento, apresentamos um ensaio com a cantora Illy, fotografada na praia do Leme, no Rio de Janeiro, pelas lentes de Jéssica Leal. Na entrevista, a artista fala sobre a chegada do filho Martim, seu mais novo disco “Te adorando pelo avesso”, Elis Regina, descriminalização da maconha e cultura de latinidade.
O editorial apresenta também textos inéditos em português dos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, Jostein Gaarder e Herta Müller, gentilmente cedidos pelos nossos parceiros da Nórdica Libros (Espanha).
Fazendo a ponte Nova Iorque-Banguecoque, Kátia Gerlach e José Luís Peixoto escrevem suas colunas sobre cores, povos e cidades; e Afonso Cruz publica o excerto final de “Vamos comprar um poeta”. As literaturas romena e catalã ganham espaço com a poesia de Susanna Rafart, Dolors Miquel e Ana Blandiana. Enquanto a poeta Cristiane Sobral apresenta seus poemas para os Orixás.
A Philos convidou cinco personalidades brasileiras para falar sobre o verão e seus corpos insurgentes: Xênia França, Jaloo, Jéssica Balbino, Ana Durães e Benedita Zerbini comentam sobre a estação mais quente do ano.
Essa é uma das nossas edições que mais se apropriam das novas linguagens: é vibrante, sensorial, de fácil manuseio, com um processo sofisticado de desenho, repertório de cores vivas e traços a serviço da emoção e do movimento. Parafraseando a escritora portuguesa, Ana Hatherly: “As palavras são as línguas dos olhos. Tudo cabe dentro das palavras.”

Para adquirir a sua Philos #4, acesse a nossa loja online com Philos entrega para todo o Brasil. Basta clicar em uma das capas abaixo. A revista Philos #4 e o suplemento cultural Philos 20/20 de verão não podem ser vendidos separadamente. Os mimos são exclusivos dos assinantes. Para assinar, acesse a nossa área do assinante.

Revista Philos #4, verão de 2020. Clique e compre a sua agora mesmo!

Revista Philos #4
ISSN 2527-113X
92 páginas
Autores: Lisette Lagnado, Juan Arabia, Maria Angélica Melendi, Jorge Pereira, Stefania Chiarelli, Christian Vium, Amanda Álvares, Fragata de Morais, Lu Lessa Ventarola, Lucia Maria Chataignier, Vagner Amaro, Jarid Arraes, Liv Ullmann, Kabengele Munanga, Eliana Alves Cruz, Carlúcia Maria Silva, Tatiana Faia, Cristina Judar, Marina Sereno, Michelle Pastorini, María Paulina Soto Labbé, Sabrina Graciano, Myriam Campello, Cesar Ortiz, Isaac Esau Carrillo Can e Martín Tonalmeyotl.

Illy para o suplemento cultural da Philos de verão.

Suplemento Philos 20/20 verão
ISSN 2527-113X
40 páginas
Autores: Illy, Herta Müller, Jostein Gaarder, Kátia Gerlach, José Luís Peixoto, Dolors Miquel, Afonso Cruz, Ana Blandiana, Susana Rafart, Cristiane Sobral, Jaloo, Xênia França, Ana Durães, Jéssica Balbino, Benedita Zerbini.
O suplemento Philos 20/20 de verão é parte da revista Philos #4 e não pode ser vendido separadamente.