Um editorial necessita criar uma linguagem capaz de expressar as suas desmesuras interiores. A Revista Philos se reinaugura em 2020 para falar de uma cultura única, diferentemente igual. Somos a revista das latinidades, das pessoas e dos povos.
Os nossos anseios de multiplicidade e expansão das artes e da literatura navegaram por entre mares distantes e levaram-nos ao reconhecimento de instituições acadêmias. Em 2019 fomos indexados pelo LATINDEX como revista de divulgação científica e cultural.
Acreditamos que uma latinidade ativa encoraja o intercâmbio entre pessoas e favorece o diálogo sobre nossas origens comuns, permitindo o reconhecimento de nossas perspectivas neolatinas na contemporaneidade. O presente dos povos originários, a preservação da tradição e a construção coletiva de meios de expressão cultural indígena são pautas do projeto Guaraní, com curadoria de Martín Tonalmeyotl; e que apresenta nesta edição poemas de Isaac Esau Carrillo Can, um dos maiores poetas de língua maia da atualidade. Em parceria com a Secretaria-Geral Ibero-Americana, a SEGIB, fomentaremos ao longo desse ano editorial a publicação de textos de crianças indígenas sul-americanas atendidas pelo programa IberCultura Viva. Temos o orgulho de fomentar o diálogo entre pessoas, desenvolvendo o senso crítico e aperfeiçoando o exercício da cidadania.
Nesta edição de janeiro-fevereiro, a crítica de arte congolesa, Lisette Lagnado, escreve sobre a insubordinação do gesto artístico na obra do argentino León Ferrari. A professora Maria Angélica Melendi de Biasizzo conta a história das latinidades, enquanto Faride Mereb [Venezuela] e Juan Arabia [Argentina] apresentam traduções de poemas inéditos de Miyó Vestrini, Ezra Pound e Rimbaud.
A migração africana para a Europa é tema do ensaio fotográfico “Clandestinos”, do antropólogo sueco, Christian Vium. Ainda sobre a temática, Stefania Chiarelli fala sobre as cartografias da diferença e as imagens de alteridade. Na edição impressa #4, trazemos também uma mostra comovente de poemas de migrantes centro-americanos dias antes de atravessarem a fronteira do México com os Estados Unidos. No especial «A intimidade da Imagem», fotografias de Anna Turbau falam sobre trabalho, gênero, raça e coesão social, temas da edição.
Jarid Arraes, Vagner Amaro e Fragata de Morais, estreiam a seção Lusofonias, que traz o melhor da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Lucia Chataignier fala sobre os corpos insurgentes [tema da Philos 20/20] e, de Coimbra, Lu Lessa Ventarola apresenta um ensaio acerca da hospitalidade. Myriam Campello escreve um conto sobre o Panamá no especial Nosotros, projeto com curadoria de Kátia Gerlach.
Vencedora do Globo de Ouro, a atriz norueguesa Liv Ullmann, escreve sobre os espelhos na obra cinematográfica de Bergman, em um artigo em parceria com a Ingmar Bergman Foundation, da Suécia. As questões da lesbianidade são pautadas pela premiada escritora Cristina Judar e as margens são colocadas no centro da discussão em um artigo de Marina Sereno e Michelle Pastorini acerca da literatura e da psicanálise. De Oxford, Tatiana Faia fala sobre o passado e o futuro das línguas neolatinas.
Queremos expressar as nossas cores, fomentar a troca entre as comunidades de forma próspera, inclusiva, democrática e sustentável; visibilizando questões, pessoas, corpos, espaços e expressões – elementos que representam a diversidade sociocultural ibero-americana. Somos Philos, temos uma raiz e vozes diversas.

Para adquirir a sua Philos #4, acesse a nossa loja online com Philos entrega para todo o Brasil. Basta clicar em uma das capas abaixo.  A revista Philos #4 e o suplemento cultural Philos 20/20 de verão não podem ser vendidos separadamente. Os mimos são exclusivos dos assinantes. Para assinar, acesse a nossa área do assinante.

Revista Philos #4, verão de 2020. Clique e compre a sua agora mesmo!

Revista Philos #4
ISSN 2527-113X
92 páginas
Autores: Lisette Lagnado, Juan Arabia, Maria Angélica Melendi, Jorge Pereira, Stefania Chiarelli, Christian Vium, Amanda Álvares, Fragata de Morais, Lu Lessa Ventarola, Lucia Maria Chataignier, Vagner Amaro, Jarid Arraes, Liv Ullmann, Kabengele Munanga, Eliana Alves Cruz, Carlúcia Maria Silva, Tatiana Faia, Cristina Judar, Marina Sereno, Michelle Pastorini, María Paulina Soto Labbé, Sabrina Graciano, Myriam Campello, Cesar Ortiz, Isaac Esau Carrillo Can e Martín Tonalmeyotl.

Illy para o suplemento cultural da Philos de verão.

Suplemento Philos 20/20 verão
ISSN 2527-113X
40 páginas
Autores: Illy, Herta Müller, Jostein Gaarder, Kátia Gerlach, José Luís Peixoto, Dolors Miquel, Afonso Cruz, Ana Blandiana, Susana Rafart, Cristiane Sobral, Jaloo, Xênia França, Ana Durães, Jéssica Balbino, Benedita Zerbini.
O suplemento Philos 20/20 de verão é parte da revista Philos #4 e não pode ser vendido separadamente.