A Philos (Recife, 2015) é uma Revista e uma Casa Editorial que transforma afinidades literárias e artísticas em instrumentos de cooperação entre os povos latinos. Por meio da Revista Philos (ISSN 2527-113X | ISBN 978-65-00-14337-9), publicamos estudos literários em línguas neolatinas, com ênfase em temas como latinidade, etnografia, estudos afro-atlânticos e ibero-americanos, centralidades periféricas, feminismos plurais, práticas educativas, arte e literatura dos povos originários, manifestações culturais e tradições orais comunitárias, arte poética e questões contemporâneas.
Com uma rede de colaboradores, curadores, críticos e artistas em países de línguas latinas, além de representações nos Estados Unidos, Alemanha e países nórdicos, a Revista das Latinidades configura-se como um grupo editorial voltado ao diálogo, à integração, à solidariedade e à coesão social entre diferentes culturas.
Em 2018, ampliamos esse compromisso com a criação da Casa Philos, nossa Editora e Produtora que realiza residências de criatividade voltada à promoção de ações colaborativas para o desenvolvimento social de comunidades latinas. A partir dos vínculos históricos, culturais, linguísticos e artísticos entre os países ibero-americanos, buscamos valorizar a diversidade e a riqueza dos saberes populares e acadêmicos da região.
A Casa Philos é itinerante e marca presença com curadorias autorais em talks, exposições, sessões de cinema, espetáculos teatrais, shows e oficinas. Nosso percurso já passou por importantes festivais e foros de arte, leitura e cultura, como a Feria Internacional del Libro de Guadalajara (México), Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), Flipoços, Flist, ArtSAMPA, ArtRio, Coquetel Molotov, Finart, entre outros. Saiba mais sobre as nossas ações da Casa Philos.
Ao longo de nossa trajetória, participamos e apoiamos diversas iniciativas, coletivos e grupos comunitários em âmbitos internacional, nacional e regional, fomentando práticas contínuas de incentivo à cultura, à leitura e à democratização do conhecimento. Nosso eixo de atuação prioriza a visibilidade dos movimentos sociais organizados da sociedade civil afrodescendente, coletivos feministas, LGBTQIAPN+ e outros grupos historicamente marginalizados.
Em maio de 2019, a Revista Philos foi reconhecida como periódico de divulgação científica e cultural pelo LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal, sendo indexada sob o folio 27955 da instituição.
Registrada também no Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) do Brasil sob o número AG-20883, a Philos – Revista de Artes e Literatura da União Latina é um ponto de cultura e reafirma, há uma década, seu compromisso com a cultura, a arte e o pensamento crítico latino em toda sua pluralidade.