A coletânea 37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas reúne textos em prosa e poesia das escritoras vencedoras do I Concurso Literário Philos Mulher 2023 e autoras convidadas. Nas palavras de Julia Peccini, escritora finalista do Prêmio Oceanos 2023:

“Uma mulher é uma comunidade inteira. Aqui, a política é palavra e palavra é política da sobrevivência da liberdade de um corpo mergulhado em memória.”

CLIQUE E COMPRE A SUA AGORA!

Chris Facó, Pam Araújo, Katia GerlachNatalia VerduraMaria Cristina MartinsJessica CardinAna Gabi VasconcellosMaya DavyCarol Argamim GouvêaLuzia RochaJessica ZieglerLuciana AssunçãoNatame DinizWania Aparecida Guedes da SilvaThaïs AureliaPaloma NunesPaula MariaRafaela AmorimMarina SoaresAna Laura AlvarezAna AliceNilma LacerdaBianca Monteiro GarciaDani BrandãoMariana Vogt MichaelsenRaquel SchaedlerMayara GuanaesCarla Ruiz MartinsDeborah FortunaFernanda TessitoreAlessandra JacobThalita Monte SantoNatália LindnerDora de AssisEsther Pineda G, Julia Peccini (que também assina o posfácio do livro) e Nádia Lopez García emprestam suas vozes e pensamentos para compor uma obra magnífica acompanhada de pinceladas da artista plástica Ana Coutinho. Um verdadeiro deleite aos olhos!

CLIQUE E COMPRE A SUA!

Nos passos de Marias, Nathálias, Gabrielas e tantas outras, entre o sinal respiratório e o percurso de uma geração formada pela opressão, “tudo volta para o amor da mãe”. 37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas, a mais nova coletânea da Revista Philos, nada mais é que um mapa num espaço em que dizem que “a língua não deve ultrapassar / os dentes e os lábios”. Um mapa em permanente rasgo e costura, mas nunca perdido. A narrativa destas mulheres são heranças que sentem “a vulnerabilidade usual da pele pelada”. Aqui, medo e coragem andam de mãos dadas como um só sentimento. Aqui, a narrativa transita sim pela língua e dá “ao verso o precipício / o fluxo proibido / o estrondo / o gozo”. Não consigo me lembrar de nada melhor para remeter a força desta coletânea, e de convidar a todos a conhecerem as vozes destas escritoras, do que a frase de Ryane Leão:  Meu recado às mulheres: contem suas histórias. Descubram o poder de milhões de vozes que foram caladas por séculos.” —Julia Peccini

As obras de arte de acompanham o projeto são um toque todo especial de uma das maiores artistas contemporâneas de nossa geração: Ana Coutinho, que nos brinda com mais de 30 trabalhos visuais ao longo do livro.

Detalhe da obra Mulheres Reais, de Ana Coutinho, para a Philos.

as nossas juradas

O corpo de juradas do concurso Philos Mulher 2023 foi pautado na pluralidade. Diferentes de outros concursos literários, a ideia foi que pudéssemos, através da sensibilidade, ter um grupo de juízas capazes de entender e perceber a variedade da poesia e dos sentimentos contidos nos textos. As convidadas da Casa Philos para compor o júri do I Concurso Literário Philos Mulher apontam a diversidade da produção de literatura e de arte do Brasil e foram:

Lucrecia Welter

Lucrecia Welter

É uma das maiores entusiastas da escrita e da publicação no Brasil. É escritora multipremiada e Presidente da Academia de Letras de Toledo (PR) e da Associação das Academia de Letras, Ciências e Artes do Paraná – ALCA.

Nalü Romano

Nalü Romano

Desde muito jovem a artistas multidisciplinar Nalü Romano vem conquistando o coração de uma legião de fãs. Reside em NYC, é lésbica e autora do best-seller “You/Você”, para além de ter participado da organização de ações feministas e anti-fascistas em Nova York.

Chris Facó

Chris Facó

De uma alma extremamente sensível, a piscina Chris Facó foi finalista do Prêmio Jabuti 2021, na categoria de Melhor Capa com seu livro de poemas “Horizonte”. Chris é contadora de histórias trilíngue, historiadora e pedagoga.

Priscila Urpia

Priscila Urpia

Editora e Jornalista responsável da Revista Philos, é crítica e especialista em Estudos Cinematográficos. Curadora de diversos festivais de cinema no Brasil, é também idealizadora do CineRua PE. Priscila tem um olhar afiado  e atento sobre a construção artística de tudo e todos.

Marciza Brito

Marciza Brito

Figurinha carimbada na cena literária e de produção cultural no eixo Rio—São Paulo, a cantora Marciza Brito é lésbica, empresária e gestora comercial literária. E faz sua estreia como jurada na primeira edição do Concurso Philos Mulher.

Galba Gogoia

Galba Gogóia

Atriz, roteirista e modelo, Galba Gogóia iniciou sua carreira com papéis importantes e significativos para o cinema brasileiro, tornando-a um grande nome do ativismo transcultural.

Katia Gerlach

Katia Bandeira de Mello

A risada mais gostosa do mundo literário pertence a essa grande curadora! Katia é uma personalidade sólida no mundo da literatura, passeando por todos os eventos no Brasil e no mundo. Mestra em Direito Internacional Privado pela Universidade de Londres e pela NYU School of Law; É também escritora convida da West Point Academy e da Columbia University.

Luna Vitrolira

Luna Vitrolira

A cantora e escritora Luna Vitrolira é sem sombra de dúvidas um dos nomes mais importantes das artes nacionais e do nosso júri. Finalista do Prêmio Jabuti 2019 é, atualmente, jurada do mesmo Prêmio. Luna é Mestra em Teoria da Literatura pela UFPE e desenvolve pesquisas multidisciplinares em poesia, glosa e literatura brasileira.

Alê Magalhães

Alê Magalhães

Professora, escritora e proprietária da página @literaleblog, Alessandra Magalhães compõem o nosso júri específico, julgando com exatidão os textos deste concurso inovador.

Ana Laura Nascimento

Ana Laura Nascimento

A palhaça, bonequeira e arte educadora, Ana Laura Nascimento estará julgando, diretamente de Marseille, na França os textos deste concurso. Ana Laura finaliza sua formação pela FAI-AR – Formation Supérieur d’art en Espace Public e está apta para criticar com perspicácia todos os pontos criativos que compõem este concurso.

Ana Coutinho

Ana Coutinho

Artista Plástica, pesquisadora sufragista e Mestra em Artes e Design pela Universidade Central Saint Martins na Inglaterra. Ana que já trabalhou com nomes como Alexander McQueen, Calvin Klein e Donna Karan, e consegue através de suas pinceladas observar toda a abstração e acurácia à sua volta.

Nélida Capela

Nélida Capela

Se você já passou em frente de alguma livraria no Rio ou São Paulo e gostou de algo, pode ter certeza que tem um dedo de Nélida Capela nisso! Escritora, livreira e Mestre em Teoria Literária pela PUC-Rio, Nélida atua há mais de 20 anos no mercado de livros. É também fundadora da NC Curadorias.

Ninfa Parreira

Ninfa Parreiras

Mestra em Literatura Comparada pela USP, Psicanalista titular da SPID, curadora da FLIST-CEAT e finalista diversas vezes do Prêmio Jabuti, Ninfa Parreiras atua na cena carioca coordenando há alguns anos diversos saraus importantes na cidade.

Pam Araújo

Pam Araújo

Conhecida pelos becos e vielas de São Paulo, Pam é uma arma quente! Coordenadora do Slam das Minas SP,  é escritora e dona da Editora Baderna Literária. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2022 no Eixo Inovação, e completa nosso júri trazendo atualidade para o nosso time de juradas.

Jarid Arraes

Jarid Arraes

Só existe uma coisa mais importante do que a bolsa cara de Jarid Arraes: A literatura. Vencedora nata de diversos Prêmios importantes como o Jabuti, APCA e Biblioteca Nacional, ela é um nome poderoso e respeitado da escrita contemporânea e se junta ao nosso júri para trazer close e consistência a essa premiação.


CLIQUE E COMPRE JÁ O SEU LIVRO! ATENÇÃO: LIVRO EM PRÉ-VENDA. As entregas serão feitas após o lançamento da coletânea na Casa Philos na FLIP 2023, em novembro. Os livros estarão disponíveis também para retirada também na sessão de autógrafos na programação da Casa Philos na FLIP 2023.

Publicado por:Philos

A revista das latinidades

O que você achou dessa leitura?