O Prêmio FOCO, criado pela ArtRio em 2013, chega a sua nona edição e quer dar continuidade ao importante trabalho de reconhecimento, fomento, valorização e divulgação de artistas visuais brasileiros. Dedicado a artistas com até 15 anos de carreira, uma importante meta da premiação é estimular o desenvolvimento e o crescimento profissional. As inscrições são gratuitas, entre os dias 01 e 30 de junho, no site artrio.com, onde está disponível o edital completo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio é apresentado pelo Instituto Cultural Vale. Serão selecionados seis artistas para a premiação. Cada um receberá a participação em uma residência e terá sua obra apresentada no estande do Prêmio na ArtRio 2023, na Marina da Glória, entre os dias 13 a 17 de setembro. As residências parceiras do Prêmio FOCO esse ano são: Instituto Inclusartiz (Rio de Janeiro, RJ); JA.CA (Belo Horizonte, MG); Chão Slz (São Luis, MA); Residência São Jerônimo (Belém, PA); Residência São João (São José do Vale do Rio Preto, RJ); e Irê – arte, praia e pesquisa (Salvador, BA). Os premiados receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente a suas pesquisas durante o período de residência, que poderá ser realizado entre novembro de 2023 e agosto de 2024.

A seleção dos artistas para a premiação será realizada por um Comitê Curatorial com direção de Bernardo Mosqueira, participantes das residências parceiras e representantes do Instituto Cultural Vale. O Prêmio FOCO é reconhecido pelo mercado de arte brasileiro como o primeiro degrau da jornada de premiações. Essa característica está justamente no direcionado para artistas com até 15 anos de atuação. Para Brenda Valansi, presidente da ArtRio:

A realização do Prêmio FOCO é uma iniciativa que complementa nossa intenção de atuar em todas as frentes do segmento de arte. É muito importante incentivar o reconhecimento do trabalho desses profissionais como também possibilitar que ganhem visibilidade nacional. Ao longo dos últimos anos, acompanhamos o crescimento de alguns vencedores do Prêmio FOCO, recebendo outras premiações em novos estágios de carreira, ganhando destaque em galerias e também entre colecionadores e instituições”.

Em 2022, o Prêmio FOCO recebeu inscrições vindas de 104 cidades brasileiras. A maioria dos artistas, 36,04%, tinha entre 25 e 34 anos de idade. Entre os premiados da edição – Alice Silveira Yura, Andrea Hygino, Edgar Pereira da Silva, Iagor João Barbosa Peres, Lucimélia Romão, Priscila Rooxo – artistas que representam a diversidade brasileira, retratando em suas obras suas histórias, pesquisas e desafios.

instituto cultural vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 670 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.orgDúvidas sobre o Prêmio FOCO 2023 devem ser esclarecidas pelo email premiofoco@artrio.com e não deixe de passar no site da www.artrio.compara ler o edital completo.

Publicado por:Philos

A revista das latinidades

O que você achou dessa leitura?