Era o início do ano de 2020. De um dia para o outro, o mundo parou, assustado e inseguro, sem saber que passo dar, e como enfrentar o dia seguinte.
Já não há como falar do presente ano, sem nos referir à pandemia que colocou todas as geografias e todas as classes sociais em quarentena; que nos levou a temer o mesmo inimigo, invisível e altamente contagioso; que atacou de surpresa tanto o príncipe quanto o plebeu; que provocou distanciamento entre pessoas em regime de quarentena e isolamento social; que esvaziou o comércio, igrejas, espaços esportivos, escolas, praças, ruas, estradas, turismo, aeroportos, estações de embarque e desembarque; que adiou as Olimpíadas do Japão e levou o Papa Francisco a celebrar atos religiosos sem público na praça do Vaticano.
Sabendo que, entre o egoísmo e a solidariedade, estão a consciência, o coração e a alma, nunca nos faltarão motivos para dobrar os joelhos e agradecer ao Altíssimo por ainda estarmos aqui, apesar da efemeridade e fragilidade de nossas vidas.
O corona vírus, sem o menor esforço, nos tirou da zona de conforto, incitando-nos a pausas não previstas na corrida da vida, e a nos render aos avanços da tecnologia.
Mesmo com as escolas ministrando aulas remotas, não nos foi possível neste ano oferecer Oficinas de Introdução ao Haicai para crianças e adolescentes. Assim a 4ª edição do Concurso de Haicai de Toledo teve inscrições somente na categoria Adulto, nos âmbitos: Melhor Haicai de Toledo, Nacional e Internacional.
E a GARÇA, que nos remete a um encantamento poético tanto pela elegância no andar e beleza de suas asas plumadas, quanto pela leveza e desenvoltura de seu voo, foi tema e inspiração para os haicais inscritos. Os poetas, que comungam estro e harmonia de versos, transferiram para seus poemas a candura e a altivez de uma ave majestosa, digna de admiração e poesia.
A Academia de Letras de Toledo, o Grêmio Haicai Sakura e a Revista Philos parabenizam os participantes deste certame cultural. Aos colaboradores que não obtiveram classificação, fica o nosso agradecimento pelo prestígio, e a esperança de encontrá-los novamente na próxima edição do concurso. Aos classificados, os nossos efusivos cumprimentos!
Adulto Internacional
VENCEDORES
I
a lua já brilha
no espelho do lago
a garça parte
luís palma gomes
portugal
II
asas espelhadas
sobre o lago se arqueiam —
garça solitária
george goldberg
inglaterra
III
no seu preguiçar
branqueja a garça pernalta
tempo de verão.
carlos jorge gomes azevedo
portugal
Adulto Nacional
VENCEDORES
I
tremula na água
o voo rasante da garça
final da manhã
norma shirakura
curitiba, paraná
II
arvoredo branco
na beira do pantanal…
um ninhal de garças.
célia terezinha neves vieira
irati, paraná
III
Na velha canoa,
ao solzinho da manhã,
o casal de garças.
antonio seixas
magé, rio de janeiro
MENÇÕES HONROSAS
Um toque de branco
Nas águas sujas do rio –
Garças se alimentam.
carlos alberto bittar filho
são paulo
tarde sem vento
a garça parece duas
no espelho d’água
francisco carlos rocha fernandes
são josé dos campos, são paulo
por entre os arbustos,
a plataforma de ramos –
o ninho da garça
eliana ruiz jimenez
camboriú, santa catarina
Melhor Haicai de Toledo
VENCEDORES
I
estática e só –
em meio ao pântano
a alva garça
marli bombardelli
toledo, paraná
II
Uma árvore branca
no entardecer do pantanal –
garças no espelho d’água
celso hissao thotusi
toledo, paraná
III
no céu azul
o vento sopra as nuvens
e a garça branca voa
maria eunice silva de lacerda
toledo, paraná

A Academia de Letras de Toledo – ALT, na pessoa de sua presidente, externa gratidão à Revista Philos que angariou 225 inscrições através de seu site; à prefeitura municipal de Toledo, à Unioeste, ao Clube da Poesia de Toledo e ao Grêmio Haicai Sakura.
À comissão avaliadora: Teruko Oda (Grêmio Haicai Ipê – São Paulo) Sérgio Francisco Pichorim (Curitiba), Valdinei José Arboleya (Toledo), Ana Welter (Grêmio Haicai Sakura – Toledo) e Vanderlei Kroin (Mallet), a ALT externa seus agradecimentos pelo compromisso voluntário exercido em prol da cultura e do crescimento da poesia.
Gratidão aos criadores da arte do material de divulgação e premiação, Andréa Beatriz Welter Ribeiro (Curitiba), Arthur Brandt Félix da Silva (Curitiba) e João Defante (Toledo).
E aos colaboradores que confiaram a sua produção ao Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, a nossa gratidão e a certeza de que a ALT os aguarda na edição de 2021.
Lucrecia Welter
Presidente da Academia de Letras de Toledo – ALT
Coordenadora do Grêmio Haicai Sakura
Jorge Pereira
Editor-chefe da Revista Philos