Anita Schwartz Galeria de Arte apresenta a exposição “Outro Lugar”, com 26 fotografias recentes e inéditas do jornalista e apresentador Pedro Andrade, que pela primeira vez exibe seu trabalho autoral em fotografia, a que se dedica há 20 anos. O interesse do fotógrafo reside principalmente em registrar culturas diferentes das que estão em seu cotidiano.

A decisão de mostrar agora suas fotografias se deve ao vasto material já reunido, com muita experiência adquirida, e o desejo de compartilhar com o público seu olhar pelas variadas culturas que registrou.

O resultado do trabalho é a interação entre meu olhar e a realidade. Minha visão daquele mundo”, comenta. “Sempre fui muito apaixonado por gente, por buscar o lado humano nas notícias. Gosto de ser um contador de histórias. Quero agora mostrar um lado mais pessoal, diferente do trabalho jornalístico. Pedro Andrade

Seu interesse pelo desconhecido, por buscar realidades fora de sua zona de conforto, pessoas de diferentes etnias, religiões, culturas, o levou a viajar para locais distantes, às vezes isolados e bastante inacessíveis. Com sua Fuji XE4 na mão, em grande parte com uma lente de 35mm, sua favorita, Pedro Andrade percorreu lugarejos nos continentes americano e africano, fazendo fotografias sempre em p&b, impressas sobre papel Hahnemühle Photo Rag Satin, em edições limitadas.

Na exposição, estarão fotografias feitas em comunidades que ainda mantêm suas tradições, apesar das pressões da globalização. Entre elas, o povo Waorani, na Amazônia equatoriana, ainda protegida do contato externo; cristãos fieis em Lalibela, em Amhara, no norte da Etiópia; as escaramuzas, guerreiras amazonas na costa ocidental do México; e os tradicionais mezcaleros, na cidade mexicana de Oaxaca.

Pedro Andrade, Sem Título, para a exposição Outro Lugar, na Anita Schwartz.

Pedro Andrade se considera um “fotógrafo de rua”, e não busca fotos posadas ou ensaiadas. Gosta de “capturar o registro, cristalizar o momento”. Tem um grande interesse pela cultura latino-americana, multifacetada, e por grupos, tradições, cosmogonias em risco de desaparecimento, “tragadas cada vez mais por um mundo globalizado, onde se usa as mesmas roupas, se come as mesmas comidas. Tenho medo de que esta memória se perca com rapidez“. Ele procura “proteger essa memória, eternizar o que estou vendo”.

Os registros fotográficos são abordados com cuidado, “sempre com muito respeito”. “Sou muito agradecido pela disponibilidade dessas pessoas em me permitirem fotografá-las”, assinala. Para Pedro Andrade, uma ponte entre as tradições e o futuro são as crianças, presentes em algumas fotografias. “Elas têm um papel muito importante para o futuro da humanidade. É o futuro em que eu quero acreditar, quero ver, que não seja homogêneo. Desejo que se preserve a autenticidade desses lugares”.

Pedro Andrade nasceu no Rio de Janeiro em 14 de abril de 1979, e mora em Nova York, EUA, desde 1998, onde trabalhou nas emissoras americanas NBC, ABC e Fusion; e nas brasileiras Globo, GNT e GloboNews. Atualmente está na Vice e Hulu, nos EUA, e na terceira temporada de seu programa “Entre Mundos”, exibido pela CNN Brasil. Sua série documental “Unknown Amazon” (2021), com sete episódios, distribuída nos EUA, lhe valeu o EMA (Environmental Media Award) de melhor apresentador na categoria ambiental, e também o Royal Television Award. Será exibida no Brasil pelo GloboPlay e Modo Viagem. Em 2013 lançou o livro “O Melhor Guia de Nova York”, que ganhou em 2019 edição atualizada e expandida.

Pedro Andrade, Sem Título, para a exposição Outro Lugar, na Anita Schwartz.

Serviço: “Pedro Andrade – Outro Lugar” de 7 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023 na Anita Schwartz Galeria de Arte, na Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, 22470-100, Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Publicado por:Philos

A revista das latinidades