Quando tirei os olhos e coloquei-os em cima da mesa eles já não enxergavam o que o tempo fez com o resto do corpo. Os riscos da mão não são estáticos, tão pouco o futuro e suas clarividências. Onde foi que deixei o meu casulo de ontem? A porta de entrada da casa já não abre com o mesmo tônus de quando foi reformada. Quanto viveu a última árvore que usei em forma de lápis nessas obras?
As ilustrações aqui expostas estão assinadas com o convite de ser substrato para a construção de um casulo. Habitá-lo, largá-lo e reconstruí-lo, pois o corpo passado, já se transformou. “Todo dia ele faz tudo sempre igual” – a metamorfose como metáfora cotidiana – mas, olhe mais de perto, não é também pela rotina que podemos nos transfigurar? A observação formal de um desenho ou pintura pode revelar muito mais que o seu próprio processo de feitura. Note que esse texto também é um casulo, desde quando começou a ler até o seu final algo já se modificou. Cada obra enxergará o corpo presente do expectador mudar ao longo desse corredor. A metamorfose jamais é estática e as obras também não, em cada olhar do espectador ela terá significados, repertórios e sensações diferentes.

Victor Grizzo é artista visual, ilustrador e escritor. Graduado em História pela Universidade de São Paulo. Especializado em desenho e pintura, passou por diversos ateliês de artistas contemporâneos relevantes na produção visual brasileira. Sua pesquisa artística trabalha questões relacionadas à ciência, anatomia e reflexões acerca da História da Arte, tomando como plataforma diferentes mídias (pintura, desenho, instalações). Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais em galerias e centros culturais de São Paulo e Rio de Janeiro. Ilustrou e escreveu livros infanto-juvenis como “Luz dos Olhos Meus” publicado pela casa Philos. E “O Segredo Que Habitava o Armário” publicado pela editora Flamingo no Brasil, Portugal e Angola.
Victor Grizzo: Metamorphosis —para encontrar casulos perdidos, acontece no Senac Scipião Lapa, entre 15 de gosto e 20 de setembro, das 8h às 21h, na Rua Scipião, 67, São Paulo-SP.