O I Concurso Literário “Philos Mulher” oportuniza em sua primeira edição a publicação de uma coletânea de mulheres ibero-americanas. E as regras são muito simples:

condições gerais do concurso

Receberemos poemas, contos, crônicas e ensaios curtos, todos inéditos. Cada inscrita pode submeter até 3 (três) textos escritos em língua portuguesa e/ou espanhola, escritos em folha do tamanho A4, com margens de 3 cm para todos os lados, em fonte Times New Roman ou Arial, em tamanho 12 e com espaçamento simples entre as linhas [para a categoria “poesia”, o espaçamento entre linhas é livre]. A extensão máxima dos textos é de 2 (duas) páginas com até 30 (trinta) linhas cada. E claro, não esqueça do título. Os arquivos devem ser submetidos em formato PDF. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em nosso site oficial www.revistaphilos.com/philosmulher por meio do formulário online disponível no final deste regulamento.

prazo de inscrição

Podem participar todas as mulheres acima de 18 anos residentes ou não no Brasil. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 8 de março e 8 de abril de 2023.

da temática

A temática é livre e você pode se sentir à vontade para escrever sobre o que quiser. Queremos ouvir as vozes e ideias de mulheres potentes da nossa Ibero-América.

da seleção dos textos

Os textos inéditos serão avaliados por uma comissão julgadora de mulheres especialmente selecionada pela Casa Philos e não caberá recurso de suas decisões. As autoras selecionadas serão notificadas por correio eletrônico do resultado e receberão uma carta de congratulações e os termos de publicação com a Philos. Os textos selecionados serão publicados em uma coletânea ilustrada produzida pelo selo editorial da Philos.

dos custos

Haverá uma cota de participação no valor de R$ 200,00 [duzentos reais] para cada selecionada, que servirá para custear de produção dos livros. Esse valor deverá ser pago somente após o resultado da listagem de finalistas. Haverá isenção da taxa de co-participação da publicação para as três primeiras colocadas do concurso. Os textos serão ainda publicados no site oficial da Revista Philos ao longo do ano de 2023. Cada participante, entre vencedoras e finalistas, receberá 3 (três) exemplares do livro publicado. As três primeiras colocadas receberão também um troféu especial.

da publicação

A Editora Casa Philos será responsável pelo trabalho de planejamento e produção editorial do livro. Para além da revisão e preparação dos textos, projeto gráfico [criação de capa e diagramação do miolo], registros [ISBN, ficha catalográfica e depósito legal junto à Câmara Brasileira do Livro – CBL], revisão de provas, impressão e postagem aos autores. A tiragem, o formato, o número de páginas, o tipo de papel e demais especificações dos livros serão definidos pela editora, visando uma edição luxuosa e com grande qualidade gráfica, como todos os livros publicados pela Casa Philos. As autoras cederão os direitos de publicação de seus textos para essa edição especial com a Casa Philos. Os termos serão disponibilizados e assinados pelas artistas finalistas após o resultado do concurso.

cronograma

A listagem das 30 (trinta) finalistas que irão compor a coletânea Philos Mulher [nome provisório da publicação] será anunciada no mês de maio de 2023, em data ainda a ser divulgada pela comissão organizadora do concurso. A Casa Philos se reserva ao direito de estender estes prazos se o número ou a qualidade dos textos exigirem maior tempo de avaliação.

disposições gerais

As inscrições implicam em plena concordância com os termos deste regulamento. As autoras se responsabilizam integralmente pelo teor dos textos, eximindo a editora de qualquer demanda jurídica. Os casos omissos serão resolvidos pela curadoria e dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail: educativo@revistaphilos.com

as nossas juradas

O corpo de juradas do concurso Philos Mulher 2023 foi pautado na pluralidade. Diferentes de outros concursos literários, a ideia é que possamos, através da sensibilidade, ter um grupo de juízas capazes de entender e perceber a variedade da poesia e dos sentimentos contidos nos textos. As convidadas da Casa Philos para compor o júri do I Concurso Literário Philos Mulher apontam a diversidade da produção de literatura e de arte do Brasil e são elas:

Lucrecia Welter

Lucrecia Welter

É uma das maiores entusiastas da escrita e da publicação no Brasil. É escritora multipremiada e Presidente da Academia de Letras de Toledo (PR) e da Associação das Academia de Letras, Ciências e Artes do Paraná – ALCA.

Nalü Romano

Nalü Romano

Desde muito jovem a artistas multidisciplinar Nalü Romano vem conquistando o coração de uma legião de fãs. Reside em NYC, é lésbica e autora do best-seller “You/Você”, para além de ter participado da organização de ações feministas e anti-fascistas em Nova York.

Chris Facó

Chris Facó

De uma alma extremamente sensível, a piscina Chris Facó foi finalista do Prêmio Jabuti 2021, na categoria de Melhor Capa com seu livro de poemas “Horizonte”. Chris é contadora de histórias trilíngue, historiadora e pedagoga.

Priscila Urpia

Priscila Urpia

Editora e Jornalista responsável da Revista Philos, é crítica e especialista em Estudos Cinematográficos. Curadora de diversos festivais de cinema no Brasil, é também idealizadora do CineRua PE. Priscila tem um olhar afiado  e atento sobre a construção artística de tudo e todos.

Marciza Brito

Marciza Brito

Figurinha carimbada na cena literária e de produção cultural no eixo Rio—São Paulo, a cantora Marciza Brito é lésbica, empresária e gestora comercial literária. E faz sua estreia como jurada na primeira edição do Concurso Philos Mulher.

Galba Gogoia

Galba Gogóia

Atriz, roteirista e modelo, Galba Gogóia iniciou sua carreira com papéis importantes e significativos para o cinema brasileiro, tornando-a um grande nome do ativismo transcultural.

Katia Gerlach

Katia Bandeira de Mello

A risada mais gostosa do mundo literário pertence a essa grande curadora! Katia é uma personalidade sólida no mundo da literatura, passeando por todos os eventos no Brasil e no mundo. Mestra em Direito Internacional Privado pela Universidade de Londres e pela NYU School of Law; É também escritora convida da West Point Academy e da Columbia University.

Luna Vitrolira

Luna Vitrolira

A cantora e escritora Luna Vitrolira é sem sombra de dúvidas um dos nomes mais importantes das artes nacionais e do nosso júri. Finalista do Prêmio Jabuti 2019 é, atualmente, jurada do mesmo Prêmio. Luna é Mestra em Teoria da Literatura pela UFPE e desenvolve pesquisas multidisciplinares em poesia, glosa e literatura brasileira.

Alê Magalhães

Alê Magalhães

Professora, escritora e proprietária da página @literaleblog, Alessandra Magalhães compõem o nosso júri específico, julgando com exatidão os textos deste concurso inovador.

Ana Laura Nascimento

Ana Laura Nascimento

A palhaça, bonequeira e arte educadora, Ana Laura Nascimento estará julgando, diretamente de Marseille, na França os textos deste concurso. Ana Laura finaliza sua formação pela FAI-AR – Formation Supérieur d’art en Espace Public e está apta para criticar com perspicácia todos os pontos criativos que compõem este concurso.

Ana Coutinho

Ana Coutinho

Artista Plástica, pesquisadora sufragista e Mestra em Artes e Design pela Universidade Central Saint Martins na Inglaterra. Ana que já trabalhou com nomes como Alexander McQueen, Calvin Klein e Donna Karan, e consegue através de suas pinceladas observar toda a abstração e acurácia à sua volta.

Nélida Capela

Nélida Capela

Se você já passou em frente de alguma livraria no Rio ou São Paulo e gostou de algo, pode ter certeza que tem um dedo de Nélida Capela nisso! Escritora, livreira e Mestre em Teoria Literária pela PUC-Rio, Nélida atua há mais de 20 anos no mercado de livros. É também fundadora da NC Curadorias.

Ninfa Parreira

Ninfa Parreiras

Mestra em Literatura Comparada pela USP, Psicanalista titular da SPID, curadora da FLIST-CEAT e finalista diversas vezes do Prêmio Jabuti, Ninfa Parreiras atua na cena carioca coordenando há alguns anos diversos saraus importantes na cidade.

Pam Araújo

Pam Araújo

Conhecida pelos becos e vielas de São Paulo, Pam é uma arma quente! Coordenadora do Slam das Minas SP,  é escritora e dona da Editora Baderna Literária. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2022 no Eixo Inovação, e completa nosso júri trazendo atualidade para o nosso time de juradas.

Jarid Arraes

Jarid Arraes

Só existe uma coisa mais importante do que a bolsa cara de Jarid Arraes: A literatura. Vencedora nata de diversos Prêmios importantes como o Jabuti, APCA e Biblioteca Nacional, ela é um nome poderoso e respeitado da escrita contemporânea e se junta ao nosso júri para trazer close e consistência a essa premiação.


A Philos, revista das latinidades apresenta a primeira edição de seu concurso literário voltado para a publicação de mulheres da Ibero-América.

Publicado por:Philos

A revista das latinidades

Um comentário sobre ldquo;I Concurso Literário “Philos Mulher”

O que você achou dessa leitura?