Produzida pela Philos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a coletânea “37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas” reúne textos de escritoras premiadas e estreantes do Brasil, México e Venezuela.

Reunindo escritoras e artistas latinoamericanas contemporâneas, o Conversas ArtRio + Philos, no Mês Internacional da Mulher, pretende debater e celebrar a literatura, a arte e o mulherio com o lançamento do livro “37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas”. A coletânea será lançada pela Casa Philos no dia 6 de março, às 18h, em parceria com o programa Conversas ArtRio, em evento que acontecerá na sede da ArtRio, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, a partir das 19h30. A noite, que promete ser um encontro entre escritoras, curadoras, críticas e artistas, reunirá as autoras do livro e a artista plástica Ana Coutinho, que assina toda a direção de arte da obra.

AS AUTORAS

São 37 as autoras que fazem parte da coletânea a ser lançada: Chris Facó, Pam Araújo (Slam das Minas SP), Natalia Verdura, Maria Cristina Martins, Jessica Cardin, Ana Gabi Vasconcellos, Maya Davy, Carol Argamim Gouvêa, Luzia Rocha, Jessica Ziegler, Luciana Assunção, Natame Diniz, Wania Aparecida, Thaïs Aurelia, Paloma Nunes, Paula Maria, Rafaela Amorim, Marina Soares, Ana Laura Alvarez, Ana Alice, Nilma Lacerda, Bianca Monteiro Garcia, Dani Brandão, Mariana Vogt, Raquel Schaedler, Mayara Guanaes, Carla Ruiz Martins, Deborah Fortuna, Fernanda Tessitore, Alessandra Jacob, Katia Gerlach, Thalita Monte Santo, Natália Lindner, Dora De Assis, Julia Peccini, Esther Pineda G (Venezuela) e Nádia Lopez García (México) emprestam suas vozes e pensamentos para compor uma obra magnífica acompanhada de pinceladas da artista plástica Ana Coutinho.

ARTE E LITERATURA LATINA

O lançamento da coletânea contará ainda com a participação do Instituto Artistas Latinas, que desde 2019 dedica-se à pesquisa, acervo e educação em artes visuais com foco em produções femininas latinoamericanas, fomentando uma história da arte mais equitativa e inclusiva.

FEMINISMOS PLURAIS

Nas palavras de Julia Peccini, finalista do Prêmio Oceanos 2023 com o livro Nem só de Amor vive Afrodite, publicado pela Casa Philos, em 2023: “[…] Nos passos de Marias, Nathálias, Gabrielas e tantas outras, entre o sinal respiratório e o percurso de uma geração formada pela opressão, “tudo volta para o amor da mãe”. 37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas, a mais nova coletânea da Revista Philos, nada mais é que um mapa num espaço em que dizem que “a língua não deve ultrapassar os dentes e os lábios”. Um mapa em permanente rasgo e costura, mas nunca perdido. A narrativa destas mulheres são heranças que sentem “a vulnerabilidade usual da pele pelada”. No livro, medo e coragem andam de mãos dadas como um só sentimento. A narrativa transita sim pela língua e dá “ao verso o precipício, o fluxo proibido, o estrondo, o gozo”. Não consigo me lembrar de nada melhor para remeter a força desta coletânea, e de convidar a todos a conhecerem as vozes destas escritoras, do que a frase de Ryane Leão: “Meu recado às mulheres: contem suas histórias. Descubram o poder de milhões de vozes que foram caladas por séculos.

ESCRITORAS PREMIADAS

A coletânea reúne nomes consagrados pela crítica literária: Nilma Lacerda, Chris Facó e Julia Peccini, autoras e colunistas da Philos que tiveram suas obras reconhecidas ou agraciadas pelos Prêmios Jabuti e Oceanos. Além da importante participação de Nádia López García —um dos principais exponentes da literatura indígena mexicana, vencedora do Prémio Cenzontle, o Nobel dos prêmios literários para escritores de línguas originárias das Américas; e Esther Pineda G, uma das mais importantes sociólogas feministas da Venezuela. O posfácio da obra é assinado pela escritora e curadora Katia Gerlach e revisado por Lucía Tamaroff, professora, tradutora e literária argentina. 

PHILOS MULHER

A coletânea “37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas” é fruto do Concurso Literário Philos Mulher, uma iniciativa do Educativo Philos para promover, desenvolver e apoiar a escrita e a criação literária de mulheres latinoamericanas. Em 2023 foram mais de 450 escritoras que participaram do concurso, resultando no livro com 37 autoras de 3 países. As inscrições para a edição do Philos Mulher 2024 estão abertas e chamada para escritoras e artistas de toda a Iberoamérica está disponível no site da Philos em: revistaphilos.com/philosmulher

A CASA PHILOS
COMPRE JÁ O SEU!
COMPRE JÁ O SEU!

Desde 2015 a Philos transforma as afinidades artísticas e literárias em objetos de cooperação entre os povos latinos. A Casa Philos publica estudos literários em línguas latinas, que reflexionam acerca das questões da latinidade, etnografia, estudos afro-atlânticos e ibero-americanos, centralidades periféricas, feminismos plurais, ações e práticas educativas, arte e literatura de povos originários, manifestações culturais e tradições orais comunitárias, arte poética e estudos contemporâneos. Durante toda a nossa trajetória, participamos e apoiamos inúmeras iniciativas, coletivos e grupos comunitários a nível internacional, regional e nacional; fomentando práticas permanentes de incentivo à cultura, leitura e democratização de conhecimento como eixos transversais de desenvolvimento das nossas comunidades, considerando como prioritária a visibilidade aos movimentos organizados da sociedade civil afrodescendente, coletivos feministas, LGBTQI+ e outros grupos marginalizados.

O lançamento da obra acontecerá no dia 6 de março de 2024, como parte do Conversas ArtRio, no Jardim Botânico, na Rua Pacheco Leão, 94, no Rio de Janeiro, a partir das 19h30. A conversa “Arte e Literatura Neolatina Contemporânea” contará com a participação da artista Ana Coutinho, das autoras da coletânea, do Instituto Artistas Latinas e mediação da diretora artística Carla Oliveira.


Serviço: Conversas ArtRio + Philos no Mês Internacional da Mulher, com o lançamento do livro “37 Escritoras Neolatinas Contemporâneas”. Quando? Quarta-feira, 6 de março de 2024, a partir das 19h30, na sede da ArtRioEndereço: Rua Pacheco Leão, 94, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.


Descubra mais sobre Philos

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Publicado por:Philos

A revista das latinidades

O que você achou dessa leitura?